Gêneses 6 – 9; 22 / 7 / 8 / 9

A história de Noé e do dilúvio relata o que aconteceu com a humanidade devida sua desobediência para com Deus. O senhor havia se arrependido de ter colocado o homem na terra, pois este era carnal e a maldade estava se multiplicando. O gênero humano não poderia continuar neste estado de perdição e assim Deus resolveu destruir toda a terra. Logo que começa a história de Noé o texto nos mostra que ele era um pai de família, homem direito, que sempre obedecia e era o único que estava em comunhão com Deus. Naquela época o Senhor estava arrependido de ter criado a raça humana, pois as pessoas eram más e sempre pensando em fazer coisas erradas.
Noé começou a construção da arca e todos zombavam dele, pois não acreditavam em suas histórias de destruição do mundo, mas mesmo assim, ele acreditou e obedeceu a palavra de Deus. "Ninguém nunca viu a Deus. Somente o Filho único, que é o mesmo que Deus e está perto do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus." (Jo. 1.18 BLH) Ele não via, mas sentia. Eu imagino isso nos dias de hoje quando você tem um sonho e as pessoas zombam, não acreditam. Isso me lembra a história de Ana quando ela orava a Deus pedindo um filho (Samuel), um homem passou e achou que ela estava bêbada e começou a dizer mulher porque você bebeu, mas ela disse não eu estava orando. E é assim que acontecem as pessoas elas não sabem o que estamos fazendo, o que queremos nos acham doidas, zombam. Igual aconteceu com Noé.
Uma coisa que me chama atenção no texto é que Noé não entrou na arca sozinho a família dele entrou com ele. Ele era o escolhido - mais ele liderava, carregava e era responsável pela família dele. Talvez até a família dele fossem também pessoas más, no entanto Deus falou: (verso 18) - Eu vou fazer uma aliança contigo, portanto entre na barca e leve sua família. Por isso que muitas pessoas falam quando você adora sua família é tocada. Eu acredito que quando você serve ao senhor você tem uma família que depende de você, depende da suas orações, uma família que você leva figuradamente nas costas. Podendo ser a família de sangue ou uma família adquirida na caminhada da fé. Existem pessoas que depende de você, que olha para você e ver a semelhança de Cristo, que espera de você sempre atitudes Dele. Ai você me pergunta mais eu tenho apenas 10 anos de idade, no entanto quando você diz: - Papai do céu abençoa minha mãe, meus irmãos, meu pai que estar no trabalho, Deus lhe diz: ora meu filho, pode orar, pois teu é o meu reino.
Quando o Senhor pediu a Noé que entrasse na arca ele falou para que colocasse de cada espécie dois. E eu fico imaginando para quer Deus precisava dos animais? Porque ele sabia que Noé iria precisar quando terminasse o dilúvio. (Nesse modo eu me lembro da Santa Ceia Jesus iria morrer e fez uma festa um dia antes, desta vez iria acontecer um dilúvio e Deus estava vendo o futuro: - Olha guarda uma galinha, pois irá ter festa daqui um tempo, vamos fazer uma galinha assada). Sabe o motivo disso, DEUS se preocupa com nossas necessidades, se preocupa com o nosso futuro, com o vestibular, com o namoro, com as contas a serem pagas, se preocupa com você, com o que você precisa para ser feliz. Ele sabia que Noé iria precisa daquilo assim que o dilúvio acabasse.
(Cap 7;5)Diz que Noé foi obediente em tudo. A obediência é algo que nunca devemos deixar de ter. Isto me lembra muito um provérbio: "Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque será diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço." Pv 1.8,9; (Acredito de verdade que Noé se lembrou disso. – figuradamente-) Pois quem não é obediente as autoridades, á seus lideres, como vai ser a DEUS?
A necessidade de Noé daquele tempo era construir uma arca para agüentar o dilúvio. Noé fez tudo como Deus mandou. Ele mandou Noé construir arca e deu todas as instruções como se fosse uma bíblia para construções de arcas. No entanto Deus deixou uma bíblia aqui na terra, inspirada por Ele, para nos construirmos o nosso caráter, mas o que ocorre que muitos tentam economizar na madeira tenta tirar as janelas e acrescentar portas onde Deus não pediu. Interpretam como bem querem, mas no fundo sabe, pois o Espírito Santo conduz a uma verdadeira identidade. Deus está mais interessado em seu caráter do que em seu conforto, Ele está mais preocupado com sua santidade do que com sua felicidade. Eu fico aqui imaginando se Noé fizesse a arca do modo dele será que ela agüentaria um dilúvio? Será que você construindo sozinho uma arca ela agüentaria 40 dias chuvas fortes?
(verso 6) Mostra que Noé já era um homem velho que tinha debilidades, que não anda mais sem bengala, que tinha dores na coluna, que sentia um mal estar quando pegasse peso, dor de cabeça, talvez pouca visão, no entanto ele fez tudo como DEUS ordenou sem reclamar nos mostrando que mesmo sendo difícil fazer a vontade de DEUS, mesmo que ela não seja a nossa vontade, que seja contraria a nossa escolha ( Ah, tenho um chamado para limpar o banheiro da igreja), mesmo assim ele obedeceu e foi salvo.
(verso 16) Noé já tinha feito tudo construído à arca, trabalhando, suando e DEUS vai lá e fecha a porta da arca para mostrar eu estou aqui, estou cuidando de você, eu mandei e você me obedeceu e eu estou presente. Ele mostra que quando ele estiver em algo que ele começou ele vai até o fim ele te protege e cuida de você. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” Filipenses 1:6
(verso 24) Só cento e cinqüenta dias depois é que a água começou a baixar. Ai eu penso mais DEUS todo poderoso assim que todas as pessoas más morressem Ele não poderia baixar água imediatamente e Noé descer com sua família? Porque demorou tanto? Acredito que Noé não era perfeito que Deus precisasse fazer um tratamento com ele dentro da Arca, mesmo você sendo servo do senhor há 20 anos ele tem algo novo para você, sempre. Mesmo você sendo o verdadeiro adorador, o líder de jovens, o líder do louvor, mesmo o pastor. Isso me lembrou muito um livro – A cabana, que um homem teve uma grande perda e DEUS o leva para o local onde aconteceu tudo, para tratar dele. Deus pega na ferida e faz como uma enfermeira limpa cuida passar o remédio no local, arde um pouco, dói, mas você é curado. E foi isso que DEUS fez com Noé demorou de baixar as águas para ele ser transformado em alguma área da sua vida. É Igual passar pelo deserto 40 anos, Deus tem o poder para mudar isso em um segundo, no entanto você precisa ser curado para saber aproveitar a primavera.
(cap. 8; 15) Deus diz: - Noé sai da arca. Deus fechou a porta e agora manda Noé sair, ele estava no começo e no fim. Na hora da tristeza e da alegria. Na hora que você pediu o colo, que quis o afago e no momento que recebeu o resultado do vestibular, do emprego novo, do nascimento do primeiro filho. Noé tinha soltado um corvo e este não retornou à arca. Passados alguns dias, Noé soltou uma pomba e esta retornou. Passados mais alguns dias, Noé soltou novamente uma pomba e esta retornou com uma folha nova de oliveira. Noé tinha visto a água tinha baixado e mesmo assim ele esperou Deus mandar sair confirmando a Noé que estava tudo bem, que ele podia ir tranqüilo Deus estava com ele. Tem momentos que precisamos escutar primeiro a voz de DEUS, mesmo que tudo parece perfeito, o caminho é lindo, mas é preciso que DEUS confirme no coração, é preciso escutar a voz de DEUS. (Não, mas esse menino é crente, lindo, não tem como não ser ele.) Escuta a voz de Deus. A paz Dele te conduz.
(verso 20) Noé agradecido por tudo que o Senhor tinha feito com ele constrói um altar para oferecer a DEUS um sacrifício. Se isso fosse hoje o sacrifício não seria assim, pois a salvação é pela graça, mas DEUS iria te pedir um “sacrifício” grande seja obediente com seus pais tratem bem seus irmãos, trate bem as pessoas, pois elas são minhas filhas, o maior sacrifício é olhar para o seu irmão cheio de defeitos, como você, e o amar como a si mesmo.
(cap. 9; 13) Deus diz: o sinal da aliança que eu tenho com vocês é o arco-íris, quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris eu me lembrarei da aliança que eu fiz um vocês e com os animais. Com os animais? Deus se lembra da suas necessidades, da festa depois das tribulações DEUS tem um compromisso com você e as promessas que ele te deu. Ele tem um compromisso com a sua casa, com sua família, com os nomes que você apresenta para ele e com tudo que você coloca diante dele.
A história de Noé me impressiona muito e eu sempre peço a Deus para ele me colocar na arca do amor dele, para me proteger e que eu só saia de lá quando eu estiver pronta para Ir. Deus precisa do seu compromisso ele precisa que você vá. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Quando as pessoas escutam Ide eles pensam (sair, deslocar), mas esse - ide é uma ação é fazer, é mudar, o ide começa dentro de você mude primeiro, e depois cumpra com a missão que lhe foi dada, vá, vá sem distinção sem olhar a quem. Ame como a si mesmo, foi isso que Noé fez ele foi.


Hebreus 11:7 - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

0 comentários: